Crítica Cultural?

O crítico gastronômico Anton Ego, de Ratatouille

O crítico é uma figura naturalmente odiada. O crítico cultural, ou crítico de arte, mais ainda. Já ouvi dizerem por aí que o artista é alguém muito vaidoso, com dificuldade para aceitar críticas à sua obra. Sem dúvida, mas o jornalista também é. Tanto que há uma lista extensa de embates famosos entre os próprios articulistas, sem que, para isso, precisemos recorrer somente aos polêmicos, como Paulo Francis, Nelson Rodrigues, etc.

Claro, parte do ódio ao crítico é facilmente explicável. Vejamos o caso da crítica de cinema, por exemplo. O pessoal (diretor, produtor, roteirista) passa anos escrevendo, planejando, filmando, cuidando de todos os detalhes de um filme para, ao estrear, o filme ser massacrado, conseguir uma mísera estrelinha na classificação e abalar a reputação dos envolvidos. Diante de tal esforço anterior, é muito difícil ver um “entendido” qualquer escrever um texto de meia página descreditando o seu trabalho. Afinal, quem esse idiota pensa que é? O que ele sabe, ou pensa que sabe, para escrever assim sobre o meu filme?

Esquece-se, nessas situações, da função jornalística (“quase informativa”) da crítica. Da boa crítica, é claro. Concordo com José Geraldo Couto, um ótimo articulista, que “o papel do crítico não é o de adular o gosto do leitor/espectador, mas sim o de procurar ajudá-lo a ampliar e aprimorar o seu olhar, o de chamar a atenção para aspectos de construção e linguagem que poderiam passar despercebidos numa visão mais cândida, apressada e passiva. Pelo menos é essa a perspectiva crítica que me interessa. Nela, frequentemente o crítico entra em atrito com seu leitor, ao golpear crenças arraigadas, desestabilizar o chão das certezas, introduzir o desconforto da dúvida. Como leitor, gosto das críticas que me desafiam, que me forçam a rever com outros olhos os filmes que acabei de ver, que me obrigam a pensar, que me ampliam a sensibilidade e aguçam a visão.”

Isso acontece? Raramente. Principalmente no Brasil, a crítica cultural ainda é má desenvolvida. Espalham-se pelos jornais, revistas e portais textos sem o mínimo compromisso com a análise estética, cheios de palpites e “sensações” mal explicadas, subjetivas, frutos de uma provável falta de conhecimento técnico, dentre outros problemas. A falta de preparo e essa necessidade de criar polêmica se unem à péssima mania de se discutir o rótulo, desprezando-se a obra real. Critica-se a opção estética do autor, mas não se discute o porquê de ele ter escolhido assim, as implicações disso, se funciona ou não, etc.

Contudo, é inegável que o crítico AINDA é uma figura importante. Não só para o leitor, mas também para o artista. Uma das maiores mentiras, falada em todos os cantos no meio artístico, é aquela máxima: “não me importo com a crítica, nem leio”. Geralmente, os que dizem isso são os mesmos que respondem aos artigos com textos enormes ou desejam a morte do crítico em uma conversa com amigos num bar. Sei de pouquíssimos casos de artistas que realmente não lêem o que está sendo escrito sobre eles em veículos de grande expressão. Dos que lêem, alguns respeitam, outros repudiam, e outros insistem em passar vergonha semelhante a que passou Ed Motta no vídeo abaixo.

Sobre o vídeo: Não gosto do Álvaro Pereira Júnior e a coluna sobre música que ele escreve para o Folhateen é cheia dos vícios que apontei acima. Mas, além de inteligente, ele apresentou um privilégio mortal em qualquer discussão: informação.

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2 Comentários em “Crítica Cultural?”

  1. Carol Says:

    Legal pensar que o que torna o Ego um personagem de conto de fadas típico é o fato de ele, um crítico, voltar atrás e admitir que errou – coisa raríssima.

  2. Clau Says:

    Mais uma escorregada do Ed Motta neh, meu caro.


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